Saiba mais sobre a Telemedicina

Separamos as perguntas mais frequentes sobre a Telemedicina

O que é a Telemedicina?

A Telemedicina é uma área da telessaúde, onde se realiza consultas a distância com especialistas da área da saúde. Os instrumentos utilizados são comuns em nosso dia a dia, sendo através do celular, smartphone ou pelo computador.

O paciente irá precisar de acesso à internet de onde estiver e um local tranquilo para evitar interrupções. Para quem precisa de um atendimento rápido e sem exposições a doenças é o modelo mais indicado, além disso é possível receber laudos e diagnósticos de forma rápida.

Quem pode utilizar a Telemedicina?

Este serviço não possui restrições de idade, muito pelo contrário é indicado para qualquer pessoa. Mas os especialistas falam para quais tipos situações o atendimento da Telemedicina serve.

Citam em casos que o paciente esteja com algum tipo de dor ou sintoma leve, servindo para prevenir doenças e evitar agravamentos graves. Neste caso, é contraindicado para sintomas ou dores fortes, quando há necessidade de exames para detalhamento.

Por que utilizar a Telemedicina?

Receber consultas no modelo digital traz grandes vantagens como:

– Otimização de tempo:

Você recebe atendimento de qualquer parte do Brasil e no horário que deseja, além de poder receber receituários, laudos e encaminhamentos para exames de forma online, normalmente são enviados via e-mail ou sms.

– Redução de custo:

Um dos principais gastos ao ir em um hospital ou clínica é com deslocamento, nesta situação o paciente só vai se deslocar caso haja necessidade de um exame ou tratamento urgente.

– Diminuição de doenças transmitidas por contato:

Como já sabemos a Telemedicina ganhou força durante a pandemia, umas das grandes vantagens da consulta online e evitar a exposição a doenças infecciosas.

– Acompanhamento frequente:

Os pacientes que precisam de um acompanhamento regular e uma forma mais rápida de ter atendimento, evitando futuras complicações.

– Atendimento a distância:

Algumas regiões do Brasil sofrem com a precariedade no atendimento médico presencial, com o atendimento a distância é possível atender qualquer região nacional, sem barreiras.

Utilizar a Telemedicina como citado acima traz grandes vantagens e comodidades, aos adeptos a tecnologia é mais uma forma de utilizá-la ao seu favor, não deixando a saúde para ser cuidada depois.

A Telemedicina é permitida no Brasil?

Com o surgimento do Covid-19, foi liberado a Telemedicina no Brasil como formato de consulta online, de acordo com a Lei 13.989/20.

Além disso ficou liberado a emissão dos seguintes documentos eletrônicos:

– Prescrição de receituários;

– Atestados;

– Laudos;

– Relatórios;

– Solicitação de exames etc.

Lembrando que para emissão destes documentos eletrônicos, o profissional deverá seguir as regras da Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Telemedicine concept,Hand holding smartphone Medical Doctor online communicating the patient on VR medical interface with Internet consultation technology.

A Telemedicina permanecera após a pandemia?

Essa é uma pergunta que ainda gera dúvidas, pois a telemedicina ganhou força e foi liberada por conta da pandemia.

 O economista e norte americano Greg Caressi em uma entrevista para CNN Brasil, citou que acredita que após a experiência positiva que os médicos e pacientes tiveram, será difícil voltar ao que era antes.

Por fim, o economista falou que depois da pandemia a telemedicina ganhará ainda mais força, ajudando as pessoas que necessitam de um acompanhamento constante de um médico.

#VileveFicaDica

O assunto da telemedicina ainda é muito novo, há muitas dúvidas sobre o futuro. Mas até o presente momento são inúmeras vantagens e benefícios para uma população que sofre com filas em hospitais e acabam esperando dias para uma simples consulta.

Caso você queira saber o ponto de vista de pessoas que já realizaram uma consulta online, acesse aqui e veja o relato de cada entrevistado.

×