Não sabe o que comer no verão? Quer comer alimentos mais saudáveis?
Sabemos da importância de manter uma alimentação equilibrada, mas muitas vezes acabamos optando por alimentos prontos e poucos saudáveis.
No verão é necessário termos cuidados redobrados, pois, devido as altas temperaturas, alimentos como maionese, frituras, feijoada, frutos do mar entre outros pratos, tem a tendência de estragar com maior facilidade, o que pode causar intoxicação alimentar. Nesta época do ano o correto é incluir alimentos leves e saudáveis, que melhoram a digestão.
Sabendo das necessidades de uma alimentação balanceada, trouxemos algumas dicas de alimentos saudáveis e os seus benefícios, para você introduzir em sua rotina.
3 alimentos saudáveis e leves para o verão
Cenoura
Se vamos falar de alimentos leves que são a cara do verão, é inevitável não lembrar da cenoura. Cheia de benefícios e vitaminas, ela é um legume que nos ajudar a manter nossa saúde em dia.
A cenoura é rica em fibras, o que contribui para o bom funcionamento intestinal, e tem vitamina A, que ajuda na formação de colágeno e fortalece nosso sistema imunológico. Se você acha que é pouco vale ressaltar que a cenoura combate o envelhecimento precoce. Além disso, aos amantes de praia e piscina, ela é um ótimo bronzeador natural. Essas são algumas das vantagens que este vegetal apresenta ao nosso corpo.
Mas a pergunta que fica é: como utilizar a cenoura nas receitas?
A opção mais indicada é colocar a cenoura em saladas frescas, junto com outros legumes e verduras. Você pode optar também, pela opção de cozinhá-la em sopas, ou quem sabe utilizá-la em sucos naturais incluindo algumas frutas, como laranja ou acerola.
Vale a pena usar a criatividade, mas o mais importante é cuidar da sua saúde.
Iogurte
Se tem um alimento barato, saudável e saboroso é o iogurte, tanto que, pode ser facilmente encontrado em supermercados e padarias. Mas para quem prefere a forma mais natural, também tem a opção de produzi-lo em casa, usando o kefir, um fungo que, através de uma fermentação natural misturada ao leite, se torna um iogurte natural.
O iogurte melhora o funcionamento do intestino, contribui no fortalecimento dos ossos e dentes, e é rico em vitaminas B, C e D, o que ajuda a prevenir problemas cardíacos e melhora nosso sistema de defesa. Além disso, se você busca diminuir a gordura corporal, ele é uma ótima opção para incluir em suas dietas.
Em quais pratos posso utilizar o iogurte?
Todos conhecemos a famosa salada de maionese, com vários vegetais e a presença registrada da maionese industrializada, que não é nem um pouco benéfica à saúde. Agora vem a dica de ouro, o iogurte pode entrar como ingrediente chave para substituição.
Ainda tem a deliciosa salada de frutas, com bastante leite condensado e creme de leite, mas dessa forma esse lanche passa bem longe de ser leve. Que tal trocar esses dois ingredientes pelo iogurte, que traz leveza e cremosidade? Vai ficar uma delícia!
Experimente colocar o iogurte em outras receitas também. Com ele você terá opções de pratos muito saborosos e ainda estará cuidando da saúde.
Laranja
A fruta queridinha do verão, sem dúvidas é a laranja. Bem tropical e saborosa, ela ajuda bastante na alimentação e é uma ótima opção de manter o corpo hidratado.
É uma fruta pequena, mas grande em seus benefícios. De acordo com estudos realizados, com mais de 69 mil pessoas, aqueles que consumiram a fruta reduziram o risco de derrame em 19%, além disso a laranja ajuda a diminuir o colesterol, melhora a memória e previne gripes e resfriados por ser fonte de vitamina C.
O modo de consumir fica ao seu critério, pode comê-la no lugar de uma sobremesa, ou fazer um suco natural e tomar junto a suas refeições. Também é possível utilizar a laranja no preparo de carnes e bolos. Vale apostar neste fruto para manter um equilíbrio neste período de verão.
#VileveFicaDica
No verão precisamos de um cuidado a mais no quesito alimentação, mas vale lembrar que comer alimentos saudáveis deve ser uma rotina em qualquer estação do ano.
Para você ter uma dieta realmente equilibrada, a Vileve indica realizar acompanhamento constante com um nutricionista, só ele irá indicar os alimentos ideais para o seu corpo e de acordo com a sua saúde.
Além disso, vale lembrar a importância de realizar exames de rotina regulamente. Separamos o artigo “Seus exames de rotina estão em dia?“, que irá te auxiliar sobre este assunto.