Como se proteger de deslizamentos?

Você já deve ter visto várias vezes nos noticiários, pela TV e internet, situações de deslizamento de terra. Infelizmente isso é uma realidade corriqueira no Brasil e após vermos tais notícias ainda nos ficamos com dúvidas do tipo “Como isso poderia ser evitado?”, “Como posso me proteger e a minha família, dos deslizamentos?”, “Tem alguma forma de proteger minha casa dos riscos de deslizamentos?”.

Hoje trouxemos dicas de como você pode proteger sua família e sua casa dos deslizamentos, além de explicações sobre como essa evento acontece e qual autoridade pública pode te ajudar.

Por que ocorrem os deslizamentos? 

Imagem de grande parte de uma montanha, com vegetação rasteiras, desmoronando encosta a baixo. Casas e rio ao longe, correndo risco de serem atingidos pela terra.
Fonte: site Super Interessante

O deslizamento de terra é um fenômeno natural que acontece devido ao movimento da estrutura terrestre. Porém, as fortes chuvas de verão também agravam a possibilidade de ocorrer os desmoronamentos.

Quando acontecem deslizamentos em locais em que há ocupação humana, isso gera resultados catastróficos e, muitas vezes, vitimas fatais. Esse fenômeno pode soterrar ou levar tudo o que estiver no caminho encosta abaixo.

Estrada de mão dupla, feita na encosta de uma montanha, está com grandes rochas no meio de uma das pista. Cones laranja fazem o resguardo do local, pois ainda pode haver outro deslizamento.
Fonte: site Canva imagens

A gestora ambiental, Caroline Faria, explica no artigo do site InfoEscola, como ocorre essa movimentação do solo quando há tempestades “O solo exposto sofre compactação devido ao impacto das gotas de chuva e acabam surgindo áreas de escoamento com o consequente surgimento de rachaduras e fendas que favorecem os deslizamentos.”.

Ela ainda alerta sobre outro fator que auxilia na ocorrência desse tipo de desastre “A construção de estradas em locais inadequados também contribui para a ocorrência de deslizamentos por causa das vibrações provocadas pelo tráfego intenso que acaba causando instabilidade nas encostas.”. 

Antes de se proteger, tente previnir os riscos de deslizamentos 

Como podemos perceber, os deslizamentos de terra são frequentes em locais íngremes, como em morros e encostas. Se você mora ou quer construir em locais de muita inclinação, veja as dicas que separamos: 

  • Plante capim ou grama na encosta. As raízes dessa vegetação vão penetrar e ajudar a dar firmeza o solo; 
  • Não plante bananeira, mangueira, abacateiro, mamoeiro dentre outras árvores grandes que acumulam água. Elas encharcando o solo o que pode propiciar o desmoronamento de terra; 
  • Construa sua casa o mais distante possível do fim da encosta. Quanto maior a distância mais segura sua casa estará; 
  • Não jogue lixo nas encostas. Eles acumulam água deixando o solo mais pesado, o que facilita o deslizamento; 
  • Nunca despejar água da pia, chuveiro ou tanque na encosta. Além de umedecer, contamina no solo; 

Dica importante: é fundamental instalar canaletas ou tubos para o escoamento das águas usadas dentro de casa. Lembre-se de colocar o escoamento bem distante da sua casa e do fim do da encosta. 

Aglomerado de casas em perigo de serem puxadas encosta abaixo, pois já houve grande deslizamento de terra embaixo delas. Pela terra avermelhada e as plantas com verde vivo, percebesse que esse fato ocorreu no verão e as fortes chovas podem causar mais danos.
Fonte da imagem: site Fato Real

Atenção aos sinais de risco de deslizamento! 

Alguns sinais de alerta podem ajudar a evitar que uma situação de deslizamento aconteça. Porém, é preciso ter bastante atenção. O solo, vegetação, pontes, muros e estradas vão demonstrar indícios do possível risco de desmoronamento.

Veja a lista com que você deve ficar atento: 

  • Observe se as árvores e muros estão com inclinação diferente do normal; 
  • Verifique se surgiram rachaduras, trincas ou elevações nas paredes e no chão; 
  • Se o local apresentar água com muito barro, verifique imediatamente o encanamento, nele pode haver vazamentos e a água está se infiltrando no solo. 

Dica: caso perceba alguma avaria na residência, deixe-a imediatamente. Informe ao Corpo de Bombeiros, ligando 193, ou à Defesa Civil, pelo telefone 199. Alguma equipe irá realizar uma vistoria do local, prevenindo qualquer desastre. 

O que fazer para se proteger de deslizamentos?

Caso você esteja no local e perceba o risco de deslizamento, siga as recomendações: 

  • Saia imediatamente do local 
  • Procure se abrigar em locais que estejam distantes do deslizamento; 
  • Informe a Defesa Civil sobre o ocorrido, ligando 199.

#VileveFicaDica 

Você sabia que a Vileve Assistência também cuida da residência dos associados? 

Em momentos de urgência, os clientes contam a Assistência Residencial, com mais de 15 serviços gratuitos e profissionais altamente especializados. Os serviços vão desde um chaveiro, até mudança e guarda-móveis, mão de obra hidráulica e elétrica, limpeza de pesada da residência, vigilância etc.

Você também pode proteger sua família com este e muitos outros benefícios

Venha conhecer os planos de assistência da Vileve e adquira já o seu. 

×