Saiba quais doenças são causadas pelas enchentes

Saiba quais doenças são causadas pelas enchentes

Como ocorre a contaminação das doenças causadas pelas enchentes?

No verão os casos de enchentes se tornam mais comuns, devido ao aumento das temperaturas, a tendência é que chova mais.

Além disso, as enchentes trazem como consequências doenças que são transmitidas pela própria ingestão ou através do contato com a água contaminada.

As enchentes levam lixos, lamas, esgotos, para dentro de casas e contamina água apropriada para o consumo. Logo depois, surgem doenças, as mais recorrentes são: Cólera, Dengue, Febre Tifoide, Hepatite E, Leptospirose e tétano.

Entenda algumas doenças causadas pelas enchentes:

Leptospirose

Sintomas e transmissão – o principal causador desta doença são os ratos, portadores da bactéria de Leptospira interrogans. A reprodução da Leptospirose ocorre pelo contato com água ou lama contaminada. Os sintomas da Leptospirose incluí febre alta, sangramento, dor de cabeça calafrios e vômitos.

Tratamento – realizar o tratamento é muito importante, pois a doença pode gerar danos renais e hepáticos, podendo levar a óbito. Contudo recomenda-se uso de antibióticos para o combate da infecção.

Cólera

Transmissão e sintomas – a transmissão ocorre pela água e alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae. Os principais sintomas são diarreia e desidratação.

Tratamento – é necessário realizar reidratação e usar de antibióticos. Também é fundamental fazer o tratamento da água consumida. 

Febre Tifoide:

Transmissão e sintomas – a contaminação da Febre Tifoide é por meio de alimentos contaminados, do mesmo modo pelo contato com uma pessoa já contaminada. As principais queixas são febre alta, dor de cabeça, sangramento nasais, dor de barriga ou diarreia em geral.

Tratamento – importante lembrar que essa é uma doença que precisa de um cuidado especial, pois, caso não seja tratada, pode levar a morte devido a possibilidade de hemorragia intestinal. A forma de tratá-la é através de fluidos e antibióticos. Também é necessário o cuidado com o saneamento básico, para evitar a recorrência da doença. 

Dengue:

Transmissão e sintomas – a transmissão da dengue ocorre através do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas mais comuns na dengue, são febre alta, dores musculares e nas articulações, fadiga, mal-estar, perda de apetite, entre outros sintomas.

Tratamento – o tratamento ocorre através da ingestão de fluídos e de medicamentos para dor, sobretudo em casos mais graves há necessidade de intervenção hospitalar.

Hepatite E:

Transmissão e sintomas a transmissão ocorre pela ingestão de água e alimentos, como carne e verduras, contaminados por fezes que tenham a presença do vírus E (HEV), além disso as principais manifestações da doença, ocorre com a presença de fadiga, mal-estar, seguidos de vômitos, enjoo, coloração amarela na pele e olhos e urinas e fezes esbranquiçadas.

Tratamento a Hepatite E tem cura por contra própria, a recomendação é reidratação e repouso.

Tétano:

Transmissão e sintomas durante as enchentes e inundações, pode ocorrer ferimentos ou lesões por objetos de metal ou ferro contaminados, causando a infecção pela bactéria Clostridium tetani. As consequências desta bactéria podem ser espasmos corporais, rigidez em áreas como pescoço, maxilar, nuca e abdômen, além de febre e batimentos cardíacos alterados. 

Tratamento – o tétano não tem cura, o tratamento apenas irá ajudar no controle das complicações. Por isso é uma doença extremamente perigosa. Os médicos alertam sobre a importância de se vacinar, para evitar a contaminação. 

Dicas para evitar a contaminação por doenças causas através das enchentes

Durante uma inundação, como vimos acima, é possível se contaminar com diversas doenças transmitidas através das enchentes, alimentos e objetos contaminados, mas vale ressaltar algumas dicas que podem ajudar a evitar a contaminação.

– Evite ter contato com a água da enchente caso possível utilize, por exemplo, botas e luvas.

– Caso sua casa sofra com inundações realize a desinfecção, principalmente dos objetos da cozinha

Uma misturinha indicada é:

200 ml de água sanitária;

800 ml de água;

Coloque os objetos dentro da mistura;

Por fim, retire os objetos após 1 hora e lave.

Entenda melhor como realizar misturas com água sanitária, Clique aqui.

– Alimentos ou medicamentos tiveram contato com água de enchente, devem ser descartados;

– Evite ingerir águas que tiveram contato com a enchente, mas caso não saiba a procedência da água é indicado ferver antes de ingeri-la.

#VileveFicaDica

Venha ler também o nosso artigo sobre “Como se proteger de tempestades com raios e inundações”, saiba como agir diante a essas situações.

×