Você já ouviu falar no Dia Mundial do Meio Ambiente? A data de 5 de Junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1974, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
No Brasil essa data se tornou um período que, desde 1981, ocorre durante toda a primeira semana de Junho, até o dia 05.
Mas então qual o motivo para termos tal data no calendário mundial?
Anualmente, no Dia Mundial do Meio Ambiente é realizada uma Conferência das Nações Unidas, justamente para tratar de ações que visam melhorar o meio ambiente humano.
Em 2022, esta reunião terá o governo da Suécia como anfitrião. O mesmo já revelou que o tema abordado será “Uma Só Terra”, destacando a necessidade de vivermos de forma mais sustentável possível, ou seja, o homem em harmonia com a natureza.
A reflexão não para por aí, pois com a interação de diversos países é previsto que que a conferência resulte em ações transformadoras. Como novas políticas públicas para educar a população a fazer melhores escolhas e, assim, construir estilos de vida cada vez mais verdes e menos poluentes.
A Vileve pensando sempre em medidas que possam deixar a vida de todos mais leve, separou algumas pequenas dicas de atitudes que podem ajudar a preservar o meio ambiente e ainda diminuir os gastos.
Alguns meios de transporte ajudam o meio ambiente
Quando temos a possibilidade de usar o transporte público, ajudamos a diminuir o número de poluentes lançados no ambiente. Mesmo que grande parte deles utilize combustíveis fósseis, se compararmos com a quantidade de pessoas que usam o transporte particular (carro ou moto) diariamente, ao optarmos pelo transporte público auxiliamos o índice de poluição a cair.
Claro que nada é melhor do que utilizarmos uma “magrela”. Aliás, optar pelo uso da bicicleta, além de ajudar o meio ambiente, por não emitir gases poluentes, também se torna um ótimo exercício cardiorrespiratório.
Uso de eletrodomésticos e os impactos no meio ambiento
Com certeza você já ouviu falar que a máquina de lavar e o chuveiro elétrico são os principais atores quando o assunto é elevar o consumo de energia domiciliar. Isso se torna um problema não só para nosso bolso, mas também para o meio ambiente.
Uma vez que a energia da maioria das residências brasileiras provém de hidrelétricas, diversas problemáticas relacionadas ao impacto ambiental destas estruturas entram em questão.
Temos como exemplo, a decomposição da vegetação submersa, que é capaz de gerar gases causadores de mudanças climáticas. Também podemos apontar os riscos de rompimento das barragens que, quando ocorrem, não só devastam grandes pedaços de terra à sua frente, mas também acabam levando pessoas e animais a óbito, e arruinando a vegetação.
Ações simples como, acumular roupas para serem lavadas e passadas de uma só vez, diminuir o tempo dos banhos ou utilizar a função “Verão” no seu chuveiro, irão diminuir os prejuízos ao meio ambiente e deixar a sua conta de energia muito mais leve.
Cultivo de plantas alimentícias
Diminuir a ingestão de agrotóxicos, evitar uso de sacolas de plástico para o transporte das compras, realizar atividades terapêuticas e pedagógicas… Estas são algumas das inúmeras vantagens advindas do cultivo de uma pequena horta caseira.
Criar plantas comestíveis em casa traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para você. Além de consumir alimentos mais naturais, as plantes ajudam na produção do mesmo.
Em apartamentos ou casas pequenas é possível encaixar um espaço para essa atividade. Temos como exemplo as hortas verticais, que são muito simples e práticas de cuidar.
#VileveFicaDica
A Semana Nacional do Meio Ambiente é mais um lembrete de que fazemos parte de um ecossistema e que ele precisa estar em harmonia. Por isso, pequenas atitudes de todos nós podem transformar nosso ambiente para melhor.
Seja deixando nosso lar mais verde, diminuindo o consumo de energia, começando a usar sacolas retornáveis ou optando por utilizar meios de transporte público, sabemos que nós podemos fazer a diferença e deixar o mundo mais leve e limpo. Afinal, é como está proposto no mote da conferência da ONU para este domingo (05/06/2022), vivemos em “Uma Só Terra” e precisamos cuidar dela.