Separamos as perguntas mais frequentes sobre a Telemedicina
O que é a Telemedicina?
A Telemedicina é uma área da telessaúde, onde se realiza consultas a distância com especialistas da área da saúde. Os instrumentos utilizados são comuns em nosso dia a dia, sendo através do celular, smartphone ou pelo computador.
O paciente irá precisar de acesso à internet de onde estiver e um local tranquilo para evitar interrupções. Para quem precisa de um atendimento rápido e sem exposições a doenças é o modelo mais indicado, além disso é possível receber laudos e diagnósticos de forma rápida.
Quem pode utilizar a Telemedicina?
Este serviço não possui restrições de idade, muito pelo contrário é indicado para qualquer pessoa. Mas os especialistas falam para quais tipos situações o atendimento da Telemedicina serve.
Citam em casos que o paciente esteja com algum tipo de dor ou sintoma leve, servindo para prevenir doenças e evitar agravamentos graves. Neste caso, é contraindicado para sintomas ou dores fortes, quando há necessidade de exames para detalhamento.
Por que utilizar a Telemedicina?
Receber consultas no modelo digital traz grandes vantagens como:
– Otimização de tempo:
Você recebe atendimento de qualquer parte do Brasil e no horário que deseja, além de poder receber receituários, laudos e encaminhamentos para exames de forma online, normalmente são enviados via e-mail ou sms.
– Redução de custo:
Um dos principais gastos ao ir em um hospital ou clínica é com deslocamento, nesta situação o paciente só vai se deslocar caso haja necessidade de um exame ou tratamento urgente.
– Diminuição de doenças transmitidas por contato:
Como já sabemos a Telemedicina ganhou força durante a pandemia, umas das grandes vantagens da consulta online e evitar a exposição a doenças infecciosas.
– Acompanhamento frequente:
Os pacientes que precisam de um acompanhamento regular e uma forma mais rápida de ter atendimento, evitando futuras complicações.
– Atendimento a distância:
Algumas regiões do Brasil sofrem com a precariedade no atendimento médico presencial, com o atendimento a distância é possível atender qualquer região nacional, sem barreiras.
Utilizar a Telemedicina como citado acima traz grandes vantagens e comodidades, aos adeptos a tecnologia é mais uma forma de utilizá-la ao seu favor, não deixando a saúde para ser cuidada depois.
A Telemedicina é permitida no Brasil?
Com o surgimento do Covid-19, foi liberado a Telemedicina no Brasil como formato de consulta online, de acordo com a Lei 13.989/20.
Além disso ficou liberado a emissão dos seguintes documentos eletrônicos:
– Prescrição de receituários;
– Atestados;
– Laudos;
– Relatórios;
– Solicitação de exames etc.
Lembrando que para emissão destes documentos eletrônicos, o profissional deverá seguir as regras da Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina).
A Telemedicina permanecera após a pandemia?
Essa é uma pergunta que ainda gera dúvidas, pois a telemedicina ganhou força e foi liberada por conta da pandemia.
O economista e norte americano Greg Caressi em uma entrevista para CNN Brasil, citou que acredita que após a experiência positiva que os médicos e pacientes tiveram, será difícil voltar ao que era antes.
Por fim, o economista falou que depois da pandemia a telemedicina ganhará ainda mais força, ajudando as pessoas que necessitam de um acompanhamento constante de um médico.
#VileveFicaDica
O assunto da telemedicina ainda é muito novo, há muitas dúvidas sobre o futuro. Mas até o presente momento são inúmeras vantagens e benefícios para uma população que sofre com filas em hospitais e acabam esperando dias para uma simples consulta.
Caso você queira saber o ponto de vista de pessoas que já realizaram uma consulta online, acesse aqui e veja o relato de cada entrevistado.