Dedicar tempo para sua saúde mental também é um ponto fundamental para uma vida feliz.
Não concorda?
Com ajuda da revista Galileu Galilei separamos 6 dicas, comprovadas pela ciência, que irão fazer com que você, sua família e amigos tenham uma vida mental saudável.
Não sofra com dietas
Seu objetivo é perder peso, então lembre-se disso: não precisa sofrer para conquistar seu objetivo. Busque uma dieta sem restrições exageradas, pois “conforme demonstram pesquisas, dietas restritivas não vão te deixar mais magro.
Pelo contrário, a longo prazo, elas acabam gerando um aumento de peso”.
Além da obsessão pela massa corpórea, pessoas que possuem imagem negativa sobre o próprio corpo tendem a evitar eventos sociais, relações íntimas e a praticar exercícios. Elas também têm maior probabilidade a desenvolver depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Por outro lado, pessoas que se dão bem com seus corpos, independentemente de seu peso, costumam apresentar uma vida mental mais positiva, um melhor funcionamento sexual e relações românticas mais felizes.
Coma brócolis
Sua mãe já dizia e agora a ciência reafirma: coma legumes e verduras. Pessoas que adicionam frutas e vegetais na alimentação têm menores níveis de depressão. Folhas verdes e vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e repolho, têm propriedades que também podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo humano.
Participe de grupos
Estar conectado a outras pessoas nos ajuda a lidar com o estresse e diminui as chances de se desenvolver depressão ou ansiedade. É algo a se levar em consideração, porque já existem que indicam que o isolamento social é um grande indicador de morte precoce, mais do que dietas e exercícios físicos – e até mais potente do que de mortes ocasionadas por consumo de cigarro!
Mexa-se
A prática de exercícios físicos é uma das maneiras mais efetivas de se afastar de depressão,ansiedade, e deficiências_cognitivas. Então saia de casa, corra, pedale, movimente-se, pois qualquer atividade física tem impacto significativo na sua saúde mental.
Para manter o foco e fazer das práticas físicas um hábito, é importante que você encontre um exercício motivador, porque terá menos chance de desistir.
Esqueça (por um tempinho) o mundo digital
Repense o tempo que gasta no mundo digital, pois pode está dedicando tempo demais. Equilibre as horas de seu dia com diferentes tarefas, porque gastar muito de seu tempo com as telas pode agravar a qualidade de seu sono e até abrir brechas para depressão.
Caso necessário, busque ajuda
Quando sentimos alguma dor física, recorremos a um médico especialista. A saúde mental exige o mesmo cuidado. Considere recorrer a terapeutas, psicólogos e psiquiatras sempre que for necessário.
Por último, defina metas que se sejam reais com quem você é e o que deseja. Divida-as em etapas concretas e específicas (como ‘quando’, ‘onde’ e ‘como’, por exemplo) e tome um passo de cada vez. A ciência garante que essa mentalidade irá aumentar sua expectativa de vida.