Skip to main content

Amor e laços que vão muito além

O último mês do ano nos remete a inúmeros eventos e sentimentos. Além das comemorações normalmente aguardadas como Natal e festas de Revéillon, o mês de dezembro também carrega uma campanha de extrema importância: o Dezembro Vermelho.

Desde 1987, a Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o dia 1º de dezembro seria denominado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O objetivo da criação dessa campanha anual, foi de reforçar a tolerância e a compreensão da sociedade com os portadores do vírus HIV e AIDS. Ela também busca divulgar informações sobre a doença e educar a população sobre sua transmissão.

Um elemento que também nos ajuda a relembrar sobre essa ação mundial, é o uso do laço vermelho como símbolo. Ele foi criado por um grupo de artistas de Nova Iorque nos Estados Unidos em 1991, para remeter à paixão e ao sangue. Atualmente, devido ao sucesso da campanha, esse símbolo representa muito mais. Ele significa união, laços afetivos, comprometimento e apoio.

É possível perceber como é simples memorizar o símbolo desta causa. Tanto no Dezembro Vermelho quanto no Natal, usa-se a mesma cor e há a propagação de atos de amor ao próximo.

Por todos esses significados, nada mais justo do que aplicar essa campanha durante todo o mês de dezembro, não acha?

Para evitar o preconceito, é preciso informação

Para termos consciência sobre o grande valor dessa campanha, devemos começar a entender que o HIV e a AIDS não são a mesma coisa. A transmissão do vírus acontece através do contato com o sangue ou mucosas contaminadas. Já a AIDS é a doença causada pelo vírus HIV.

Com a evolução da ciência e a campanha mundial, que gera apoio e conscientização da população, atualmente, nem todas as pessoas portadoras do vírus evoluem para o quadro da AIDS. A doença também não está mais na lista das principais doenças do século XXI. Porém a propagação da informação e os cuidados para prevenção, não podem parar. 

O Brasil é um exemplo de como a campanha Dezembro Vermelho tem o efeito assertivo. Segundo o Ministério da Saúde, de 2012 a 2019 houve queda no número casos de infecção pelo vírus HIV, nesse período de 7 anos obtivemos um decréscimo de 18,7%. A taxa de mortalidade por AIDS também apresentou queda de 17,1% nos últimos cinco anos.  

Hoje em dia 920 mil pessoas vivem com o vírus HIV e 77% delas estão fazendo o tratamento corretamente com antirretroviral. Outra notícia animadora é que 95% de pessoas que são HIV positivo, estão mantendo a carga viral indetectável, ou seja, elas não transmitem mais o vírus pelo ato sexual.

Tudo isso só foi possível por conta das ações em todo o país, que informam, distribuem preservativos e realizam testes rápidos para detecção da doença e encaminhamento para o tratamento. 

Além do combate a transmissão do vírus HIV e AIDS, o Brasil também incluiu na campanha Dezembro Vermelho a mobilização nacional para lutar contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

(Fonte: campanha Dezembro Vermelho de 2020 da UNALE União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais)

Proteção e informação

Sabendo que é fundamental se manter atento aos cuidados, para evitar ser contaminado ou transmitir o vírus HIV e outras ISTs, veja como é possível se proteger:

  • Manter relações sexuais somente com proteção, usando preservativos; 
  • Não compartilhar agulhas e seringas contaminadas; 
  • Não entrar em contato com sangue contaminado; 
  • Realizar o pré-natal corretamente para evitar a transmissão vertical (a mãe infectada pelo vírus passa a carga viral para o bebê)

Como trabalho constante, os postos de saúde de todo o país distribuem preservativos masculinos e femininos. Também é possível realizar o teste de sangue nos postos, em caso de dúvida se a pessoa foi infectada pelo vírus HIV.

Lembre-se de que essa luta é constante, ela vai muito além dos 31 dias de dezembro. Você também pode fazer sua parte, nada melhor do que a prevenção e a informação. 

Dica para viver mais leve

Se você não consegue realizar exames ou consultar um médico com agilidade, a Vileve Assistência tem a solução: agendamento de consultas e exames a preços reduzidos e sem fila de espera. Nossos serviços incluem mais de 30 especialidades médicas e 1500 tipos de exames de diagnóstico e imagem. 

Quer saber como obter esses e outros benefícios para você e sua família?

Clique aqui e conheça mais nossos planos de benefícios ou ligue 0800 59 123 17. 

×