Skip to main content

Xô doenças! Olá, vida saudável!

Todos nós já ouvimos diversas vezes que a chave para uma vida mais saudável está em praticar exercício físicos, além de termos uma alimentação de qualidade. Sabemos também da dificuldade de nos acostumarmos a fazer uma atividade física ou até de mudar nossos hábitos alimentares. Mesmo sendo tão difícil sair do lugar, temos de pensar que todos esses cuidados trarão benefícios a longo prazo para nossa vida.

Hoje em dia, com a nossa rotina tão corrida, cheia de afazeres e de compromissos, tirar um tempo para fazer algum exercício físico é fundamental. A prática de atividades que exigem esforço, ajuda a melhorar tanto a nossa saúde fisiológica, como também a saúde psicológica.  

Quando estamos nos exercitando, nosso corpo libera alguns hormônios, como a endorfina, que é responsável por produzir a sensação de bem-estar. Além da adrenalina, que é como um estimulante, liberada na medida correta prepara o corpo para aguentar a intensidade da atividade física a ser realizada. 

Tanto a endorfina quanto a adrenalina, dentre outros hormônios liberados durante o exercício, ajudam a combater doenças como ansiedade, depressão, obesidade, trombose, diabetes, osteoporose dentre outras. 

Os números podem assustar. Vamos nos mexer? 

Se você acha que essas doenças acometem somente o público de 50+, saiba que atualmente o cenário mudou bastante. O fato é que, com a rotina adotada pela sociedade do século 21 em conjunto com a evolução das tecnologias, o ser humano passou a se esforçar cada vez menos.  

Para agravar a situação, após o surgimento do novo Coronavírus/COVID-19, o isolamento social e o trabalho em modo Home Office se tornaram extremamente necessários, porém a taxa de pacientes com tais doenças, como obesidade e ansiedade, começaram a aumentar. 

(Imagem retida do site CNN Brasil)

Atualmente é bem mais fácil para todos resolver problemas do dia a dia com um só click, porém é perceptível que isso gerou um aumento no índice de doenças causadas pelo isolamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros já teriam algum tipo de transtorno de ansiedade e com a pandemia esse número aumentou para 80%. 

Já os problemas de saúde física, como a obesidade, diabetes etc, desenvolvidas também por conta do sedentarismo, tomaram a atenção dos médicos. Em dados coletados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019), percebeu-se que no Brasil 60,3% da população adulta estava com excesso de peso, o que equivale a 96 milhões de pessoas. Deste número a prevalência estava no público feminino, com 62,6%. 

(Imagem retirada do site Saúde não se pesa)

Na verdade, os problemas de saúde mental e física andam juntos. Com o distanciamento dos amigos e parentes, as pessoas passaram a ter mais angústia, além do sentimento de impotência. É como explica a psicóloga Polliana Araújo, do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), “O medo da perda de um ente querido pode gerar ataques de pânico. Não temos controle sobre o que acontece com o outro. Para tentarmos saciar essa ansiedade, recorremos à comida”. 

A solução está na palma da sua mão 

Com tantos males durante o século 21, a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada são a chave para uma vida mais saudável. Realizando esses cuidados, é possível prevenir ou controlar certas doenças.  

Em meio a correria entre trabalho e família, é preciso encontrar brechas para não deixar de se cuidar. Porém ainda fica a questão: como saber qual atividade física escolher?

Vale lembrar que cada pessoa tem um corpo diferente e para o melhor tratamento, deve-se levar em consideração a gravidade das doenças. Também deve ser levado em consideração o seu gosto pessoal na hora de escolher uma atividade física. 

Os aplicativos de exercícios físicos são ótimas ferramentas para quem deseja experimentar algumas atividades sem gastar muito. Caso você esteja planejando começar a se exercitar e precisa economizar, criamos um artigo sobre Aplicativos gratuitos de praticar exercícios físicos que pode te ajudar.  

Ou se você pretende manter o ritmo e não se importa em gastar um pouco mais para melhorar sua saúde, também criamos o artigo sobre os Aplicativos pagos.

Usando qualquer um dos apps que indicamos, você pode optar por fazer os treinos em casa, em área abertas, ou até dentro da sua academia de ginástica. Seja usando o próprio peso corporal, aparelhos da academia ou algum móvel da sua casa, lembre-se de dosar as atividades para não provocar lesões. 

Autocuidado é tudo!  

Já vimos que parados não podemos ficar e mais do que apenas começarmos uma dieta ou um treino, é essencial termos a orientação de um profissional da saúde. 

Somente o seu médico saberá te auxiliar na escolha da melhor atividade física e dieta apropriada. Com o aconselhamento correto, você não corre riscos de realizar dietas que vão te prejudicar ou sofrer fraturas e lesões com excesso de exercícios. 

Se você não tem um profissional para te acompanhar nessa jornada, a Vileve Assistência tem a chave para você ter uma vida mais saudável!

Com o benefício da Assistência Saúde, proporcionamos a praticidade de agendar consultas e exames sem fila. Com profissionais capacitados, nossos clientes podem realizar mais de 1500 exames de imagem e diagnósticos, e ter consultas com mais de 30 especialidades.  

Conheça nossos planos de benefícios e tenha uma vida mais leve! 

×