Será que estamos preparados para lidar com o fim da vida?
Lidar com uma perda nunca é uma tarefa simples, são muitas emoções e sentimentos envolvidos, e nem sempre conseguimos controlá-los. Por isso falar sobre o luto é um tema quase sempre muito delicado e que acabamos deixando de lado. Mas, já se perguntou como é o processo do luto?
A psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross nos conta em seu livro Sobre a Morte e o Morrer, de 1969, que há 5 estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Vamos entender um pouco mais como funcionam esses estágios?
Negação
A Negação, e também momento do isolamento, é a reação imediata ao saber a notícia da morte. É comum que as pessoas não aceitem o que está acontecendo, então assumem esse comportamento com o objetivo de se proteger de uma verdade inconveniente.
É um estado temporário, de recuperação gradativa, conforme a pessoa vai se acostumando com a realidade.
Raiva
A Raiva, estágio que vem carregado de sentimentos de raiva, angústia, desespero, medo, culpa e frustração. Esse estágio surge quando não é mais possível negar o fato. Para a família e os amigos, é uma fase difícil de lidar, pois suas atitudes não têm justificativa plausível.
Há possibilidade que a pessoa enlutada expresse seus sentimentos com comportamentos impulsivos, muitas vezes autodestrutivos, como beber exageradamente, brigar ou qualquer outra ação que seja desencadeada a partir de gatilhos.
Barganha
A Barganha, uma fase de negociações, a pessoa que está passando pelo luto negocia consigo mesma, ou com a força superior em que acredita na tentativa desesperada de aliviar sua dor. É comum surgirem pensamentos como “e se eu tivesse feito isso” ou “se eu fizer x coisa, será que consigo reverter a perda?”, mesmo que tenha consciência de que essa reversão é impossível.
Depressão
A Depressão é talvez a fase mais intensa, pois quando a realidade dos fatos atinge a pessoa, ela tem que lidar com os sentimentos de perda. A pessoa é acometida por um grande sofrimento, o qual pode se prolongar por semanas ou meses. Ela se apega à dor causada pela partida do ente querido, usando-a como combustível para permanecer em estado depressivo. Essa fase requer muita conversa e apoio de pessoas próximas, além de acompanhamento psicológico.
Aceitação
A Aceitação, é o estágio que vem após a pessoa externalizar seus sentimentos e pensamentos. Nessa fase ela compreende que nada mais pode ser feito, já conseguiu vencer os estágios anteriores e enfim chega o momento em que a saudade se torna mais sossegada, ela se sente mais em paz e começa a ter condições de se organizar na vida.
Importante entender a si próprio e por qual estágio do luto está passando
Apesar de haverem 5 estágios do luto, é importante lembrar que eles não são sentimentos obrigatoriamente partilhados por todas as pessoas. Não há uma regra, pois cada pessoa pode passar por todos ou por algum desses estágios. Também não há uma ordem certa, cada um tem um jeito de enfrentar o luto.
Todo o processo de luto pode ser muito mais tranquilo se você contar com auxílio da família e amigos para lidar com tudo.
É pensando no bem-estar das pessoas nesses momentos difíceis, que a Vileve Assistência oferece como um de seus benefícios a Assistência Funeral, proporcionando todo apoio e os cuidados necessários para você se despedir adequadamente de seu ente querido. Sabemos que todo esse processo exige bastante, emocionalmente e psicologicamente, de todos os envolvidos, por isso, a Vileve oferece também, dentro deste mesmo benefício, os serviços de Atendimento social e Psicológico, que prestam toda assistência para que você e seus familiares consigam lidar com esse processo de forma mais leve possível!