Adiar consultas e exames pode gerar danos futuros

Entenda a importância de realizar consultas e exames regularmente

Realizar consultas ou fazer exames periódicos como todos já sabemos é muito importante, principalmente porque serve para evitar diversas doenças e contribui para um diagnostico rápido, evitando complicações e danos futuros.

Reflexo da pandemia nas consultas e exames

Desde o início da pandemia parte da população vem deixando de lado o Check-up ou exames importantes. Conforme um estudo realizado pela SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Médica Laboratorial), houve queda de 58% na marcação de exames laboratoriais.

Outro dado preocupante foi a queda de 43% nas consultas médicas, um dos grandes motivos desta queda brusca nos números é a preocupação de adquirir algum tipo de vírus ou doença. Por isso muitos tem evitado ir em hospitais e clínicas, que são locais com maior probabilidade de contaminação.

A situação que é mais preocupante nesse cenário pandêmico, são que os tipos de exames que sofreram diminuição tem grande relevância para a saúde. Entre os exames estão os de sangue, mamografia, preventivo de colo de útero, urina e eletrocardiograma.

Alguns especialistas reforçam a importância de um diagnostico o mais cedo possível. De acordo com Elyne Engstrom que é médica pesquisadora, ela cita que a falta de tratamento leva o agravamento repentino do quadro, seja para doenças infecciosas ou doenças crônicas.

Além disso, a profissional ainda cita pontos mais críticos, por exemplo: pessoas diabéticas sem um tratamento correto podem ter que amputar um dos membros.

Reforça também sobre pacientes hipertensos, que pode ocasionar em derrames, problemas de coração, enfarte, entre várias outras consequências, que irão gerar danos de curto, médio e longo prazo.

Telemedicina e suas vantagens

Com todos esses malefícios, podemos dizer que adiar consultas e exames é uma péssima escolha para a saúde. Contudo uma opção que surgiu e vem ganhando força após o surgimento do Covid-19 é a Telemedicina. Para quem ainda não conhece e uma consulta realizada de forma totalmente online, via smartphone ou computador.

O atendimento através da Telemedicina é uma forma de ter consultas rápidas, sem exposição a doenças ou filas de espera, além disso no conforto de sua casa ou de onde estiver. Este modelo de consulta já tem um embasamento legal, sendo que foi aprovado pelo Senado Federal no dia 31 de março de 2020.

Importante lembrar que a consulta online não é indicada em casos de emergência e com necessidade de intervenção médica. Mas para diagnósticos rápido e acompanhamento médico é uma excelente opção, você continua cuidando da sua saúde mesmo a distância e se sente mais seguro.

#Vileveficadica

Tem dúvidas sobre a Telemedicina?

Separamos um conteúdo exclusivo para você, com as dúvidas mais frequentes sobre a Telemedicina, clique aqui para acessar o artigo.

×